sábado, 14 de abril de 2012

Roberto Sandoval : rlavodnas@gmail.com ou rlavodnas@hotmail.com

Introdução :

Coronel Conceição Francisco Barbosa Sandoval

"Nasceu na fazenda "Da Mata" no município de Guará , SP , aos 21 de Janeiro de 1858. Seus pais, membros da antiga e conceituada família Barbosa Sandoval, abastados lavradores, criaram-no na rígida escola do trabalho honesto e no mais sãos princípios de uma moral austera. Dedicando-se desde moço à honrosa profissão de boiadeiro bateu os sertões de Goiás e Mato Grosso , de onde trazia para os mercados de São Paulo e Minas , grandes levas de bois. Conhecedor dessas regiões por ele palmilhadas em todas as direções , tentou-o as belezas de Mato Grosso e um dia , trocada a peleja dessas rudes viagens por uma estância sossegada , lá se foi em companhia da sua dígna consorte , habitar regiões Matogrossences. Uma vez aí , conseguiu formar uma grande fazenda de criar que , vendida mais tarde , serviu de pedestal para a sua invejável fortuna. Anos depois sentindo a nostalgia própria aos que se acham longe do torrão natal , voltou ao seio da terra que o viu nascer. Aqui chegado , foi adquirindo por seu denodado amor ao trabalho e por cálculos magnificamente engendrados , as melhores culturas do município e as foi transformando em cafesais e ótimas invernadas. Como criador de gado vacum e cavalar , conseguiu lugar de destaque entre os mais afamados criadores do estado de São Paulo , sendo a sua propriedade agrícola "Mata do Retiro" reputada como a mais importante da Comarca de Ituverava. Embora se houvesse dedicado aos rudes trabalhos da lavoura , sem tempo para estudar convenientemente , sempre revelou inteligência, tino e , sobretudo caráter a um tempo afável e reto.

O seu espírito não foi infenso às campanhas do abolicionismo. Foi um dos sinceros abolicionistas , muito antes das campanhas incetadas em São Paulo. Muitas vezes amigos seus e até parentes , aconselhavam-no a comprar escravos para ajudá-lo nas duras e amargas lutas da sua pesada labuta. A esses respondia sempre : “Não , não posso admitir que ninguém trabalhe contrariado para mim.” A sua bolsa sempre esteve aberta para os atos de filantropia. Ele e a sua digna consorte , dona Maria Joaquina de Freitas Barbosa têm distribuído às mãos cheias benefícios , de conformidade com os apurados sentimentos da verdadeira caridade. Bem colocado na vida e , dadas as excelentes qualidades do seu caráter , não podia ficar extranho aos destinos da sua terra. A política não o seduzia , porém, a deficiente organização administrativa deste município , fez com que alguns de seus amigos o fossem buscar do seu afastamento , para chefiar a oposição . Eleito chefe do partido , entrou em luta ao lado de Cristiano Ribeiro e outros. Pautando os seus atos pelos verdadeiros princípios de democracia , conseguindo a simpatia de ambos os partidos , tanto assim que manteve sólidas amizades dentro das facções que se digladiavam nesta comarca. Há 9 anos vinha chefiando o partido dominante local e seu nome está ligado a todos os melhoramentos que estavam dotando a cidade de Ituverava e seus distritos. Vereador em diversas legislaturas e presidente da Câmara , desempenhou esses cargos sempre com a máxima isenção de ânimo. Chefe – é a sua palavra acatada com o máximo respeito , como amigo é desses homens , tão raros hoje , que expõe a própria vida , desde que se trate da salvação de pessoas de sua amizade. Além desses seus rasgos de generosidade , não podemos deixar de passar um , que por si só demonstra a grandeza do homenageado em uma das legislaturas em que presidia os destinos do município, em companhia do senhor Miguel Teixeira e outros , ao entregar a sua gestão teve a hombridade de fazer ciente aos sucessores e ao povo que : “se ele e seus companheiros entregavam as rédeas do governo municipal , sem melhoramentos materiais , ao menos se sentiam felizes porque entregavam-na sem que o município devesse um vintém”. A tão distinto personagem , “O Guará” presta esta pálida homenagem".
(Publicação do jornal "O Guará" , ano 1 número 27 em 20 de janeiro de 1924).

Em 15 de fevereiro de 1911, recebeu a patente de Coronel da Guarda Nacional, expedida pelo Palácio do Governo e assinada pelo Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.

"Carta Patente do decreto de 25 de Janeiro de 1911 foi nomeado o major Conçeição Francisco Barbosa , para o posto de Coronel Comandante da 6ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da comarca de Ituverava no Estado de São Paulo , e como tal gosará de todas as honras e direitos inherentes ao posto: pelo mando à autoridade competente que lhe dê posse , depois de presiada a solemne promessa de bem servir , aos officiaes superiores que o reconheçam e a todos seus subalternos que lhe obedeçam e guardem suas ordens. Para servir de título ,lhe mandei passar a presente Carta por mim assignada , e que se cumprirá depois de selada com o sello das das Armas da República.

Palácio da Presidencia no Rio de Janeiro , em  quinze de fevereiro de mil novecentos e onze , nonagésimo da  Independência e vigésimo terceiro da República.
                                             Marechal Hermes R.da Fonseca.
                                                                                           
Registrada a fls. 19 do livro 66  de Patentes.
Diretoria da Justiça da Secretaria de Estado da Justiça e Negócios Interiores
Cumpra-se e Registre-se
Commando Superior da Guarda Nacional
São Paulo 7 de junho de 1911
Cel ...........................
Comandante Superior                                      


Capítulo I - Suas origens
.
Cel Conceição Francisco Barbosa Sandoval era filho de Primo Miguel Barbosa Sandoval e de Jacinta Leopoldina Barbosa Sandoval , neto paterno de Justino Barbosa Sandoval e de Michelina Celestina Barbosa Sandoval , neto materno de João Barbosa Sandoval e de Custódia Maria de Jesus.
Seus ancestrais mais antigos estão indicados no blog "A origem da família Barbosa Sandoval" no endereço http://rlavodnas.blogspot.com/

1 - Cel Conceição e sua mulher Maria Joaquina de Freitas , filha de João Felisberto de Freitas e de Anna Jacinta Barbosa Sandoval , deixaram os filhos seguintes :

  2- Jacinta Barbosa de Freitas , que segue no capítulo II
  2- Maria de Freitas Barbosa , que segue no capítulo III
  2- Hildelfonso Alves Barbosa , que segue no capítulo IV
  2- Alonso Barbosa de Freitas , que segue no capítulo V
  2- Juvenal Barbosa de Freitas , que segue no capítulo VI
  2- Edmundo Barbosa de Freitas , que segue no capítulo VII
  2- Anna de Freitas Barbosa , que segue no capítulo VIII
  2- Urbílio de Freitas Barbosa , que segue no capítulo IX
  2- Anselmo Barbosa de Freitas , que segue no capítulo X
  2- João de Freitas Barbosa , que segue no capítulo XI
  2- Isabel Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XII
  2- Antonio Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XIII
  2- Jerônima Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XIV
  2- Dolores Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XV
  2- Joaquina Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XVI
  2- Sergina Barbosa de Freitas , que segue no capítulo XVII
  2- Jose de Freitas Barbosa , que segue no capítulo XVIII
  2- Maria de Freitas Barbosa , que segue no capítulo XIX
 

Capítulo II - Jacinta Barbosa de Freitas

Nascida aos 2/06/1882 em Ituverava , SP , falecida aos 10/04/1942 , foi casada aos 4/10/1899 em Ituverava com Vicente Martins Franco , filho de Firmino Franco da Rocha e de Maria do Carmos de Jesus , nascido em Franca em 1884 , falecido aos 23/07/1959 , deixaram os filhos seguintes :

   3- Firmino Franco Barbosa , nat. de Franca , cc Lázara Cabral. Filhos :
         4- Carlos Franco Barbosa
         4- Wilson Franco Barbosa , cc Célia Chaves
         4- Jacinta Franco Barbosa
         4- Edson Franco Barbosa
         4- Divino Franco Barbosa
         4- Waldivino Franco Barbosa
   3- Conceição Franco Barbosa , n. 22/08/1904
   3- Hercília Franco Barbosa , n. 27/09/1906
   3- Jose Franco Barbosa , n. 25/12/1908 , casado aos 20/06/1932 com Jandyra Moreira. Filhos :
         4- Cilene Franco Moreira Barbosa , n. 4/05/1933
         4- Maura Franco Moreira Barbosa , n. 27/08/1934
         4- Sonia Franco Moreira Barbosa
         4- Darcy Franco Moreira Barbosa
   3- Florêncio Franco Barbosa , n. 7/11/1910
   3- Tarcília Franco Barbosa , n. 13/09/1912
   3- Vicente Franco Barbosa , n. 14/11/1914, casado aos 17/12/1935 com Dulce Macedo. Filhos :
         4- Carlos Venício Franco Macedo , n. 15/10/1936
         4- Aramis Franco Macedo , n. 9/02/1938
         4- Maria Jose Franco Macedo , n. 28/03/1939
         4- Marly Franco Macedo , n. 5/07/1940
         4- Rosa Maria Franco Macedo , n. 12/12/1942
         4- Maria Helena Franco Macedo , n. 27/05/1944
         4- Marlene Franco Macedo , n. 7/11/1949
   3- Jacinta Franco Barbosa , n. 4/04/1919
   3- Laura Franco Barbosa , n. 30/07/1921 , casada aos 25/07/1951 com Geraldo Taveira Cintra. Filhos :
         4- Laiz Franco Taveira , n. 4/06/1955
         4- Laila Franco Taveira , n. 1/06/1957
         4- Leila Isabel Franco Taveira , n. 11/09/1959
         4- Divina Nery Franco Taveira , n. 1/07/1962
   3- Rui Franco Barbosa

Capítulo III - Maria de Freitas Barbosa

Nascida em Ituverava aos 10/09/1884 , foi cc Jerônimo

Capítulo IV - Hildefonso Alves Barbosa

Nascido aos 28/12/1885 em Ituverava , foi casado aos 3/2/1912 em Ituverava com Tarcila Cláudia Falleiros , filha de Francisco Cândido de Assis Falleiros e de Ana Cláudia do Nascimento , natural de Patrocínio , SP , n. aos 18/12/1893 , falecida aos 8/6/1932 , deixaram os filhos seguintes :

   3- Maria Bertília Falleiros Barbosa , n. 1913
   3- Ana Falleiros Barbosa , n. 27/07/1915 , casada em 1934 com Firmino Barbosa Franco. Filhos :
         4- Zilda Barbosa Franco
         4- Hilza Barbosa Franco , n. 7/05/?
         4- Gilberto Barbosa Franco
         4- Nilva Barbosa Franco      
   3- Luzia Falleiros Barbosa , n. 25/03/1917 , cc Arcílio de Souza Oliveira. Filhos :
         4- Gláucia Falleiros de Oliveira , n. 19/07/1946
   3- Maria da Conceição Falleiros Barbosa , n. 4/8/1919 , cc Eno Carvalho , nat de Ituiutaba , MG.
   3- Geraldo Falleiros Barbosa , n. 10/10/1921 , cc Floripes. Filhos :
         4- João Antonio Faleiros Barbosa
         4- Maria da Conceição Faleiros Barbosa
         4- Ildefonso Faleiros Barbosa
         4- Geraldo Faleiros Barbosa
         4- Marta Faleiros Barbosa
         4- Valterson Faleiros Barbosa
   3- Jacinta Falleiros Barbosa , n. 4/07/1923 , cc Wilson de Souza Lobo. Filhos :
         4- Francisco Ildelfonso Barbosa Lobo , n. 19/12/1947
         4- Jussara Barbosa Lobo , n. ?/ 03/1949
         4- Maria da Conceição Barbosa Lobo , n. 9/05/1951
         4- Katia Barbosa Lobo , n. 16/04/1955
         4- Patrícia Barbosa Lobo , n. 5/12/1958
         4- Wilson Barbosa Lobo , n. 12/07/1961
   3- Afonsina Falleiros Barbosa , n. 5/07/1925
   3- Otília Falleiros Barbosa , n. 9/07/1926 , casada em 1956 com Francisco Rego Falcão. Filha :
         4- Eva Maria Barbosa , n. 26/09/1957
   3- Terezinha Falleiros Barbosa , n. 12/03/1931 , casada aos 19/05/1947 com Waldemar Migueld e Freitas , n. 9/10/1926 em Capinópolis , MG. Filhos :
         4- Antonio Barbosa de Freitas , n. 21/06/1948
         4- Ademar Barbosa de Freitas , n. 11/10/1951
         4- Ademir Barbosa de Freitas , n. 10/12/1952
         4- Lindalva Barbosa de Freitas , n. 15/05/1956
         4- Valmir Barbosa de Freitas , n. 30/03/1958
         4- Dalva Barbosa de Freitas , n. 27/07/1960
   3- Filadélfia Falleiros Barbosa , n. 8/04/1933

Hildefonso foi também casado com Teodolina Paulino , deixando mais os filhos seguintes :

   3- Maria Barbosa
   3- Dalva Barbosa
   3- Divino Barbosa
   3- Yolanda Barbosa
   3- Jorge Barbosa

Capítulo V - Alonso Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , SP , n. aos 27/11/1887 , foi casado com Maria de Assunção , natural da Prata , MG. Deixaram os seguintes filhos :

   3- Tito Assunção Barbosa , n. 3/07/1914
   3- Filomena Assunção Barbosa , n. 16/10/1916
   3- Zizica Assunção Barbosa
   3- Maria Theodora de Freitas , n. 18/07/1918

Alonso Barbosa de Freitas foi também casado com Maria de Freitas , deixando os filhos :

   3- Iracema Barbosa
   3- Filogônio Barbosa

Capítulo VI - Juvenal Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 25/10/1890 , falecido em Ribeirão Preto aos 30/07/1983, Foi casado aos 13/04/1912 em Ituverava , com Maria Luiza da Silva , filha de Jose Luiz da Silva e de Guilermina Augusta de Freitas. Deixaram os filhos :

   3- Benedito Barbosa , n. 20/07/1913
   3- Jose Freitas , n. 25/03/1916

Capítulo VII - Edmundo Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 13/05/1892 , falecido aos 30/06/1983 , foi casado aos 8/5/1923 em Penápolis , SP com Maria Rosa Scaff , filha de Nicolau Marcelino Scaff e de Mariana Rita dos Santos , natural de Ituverava , nascida em 1/05/1900 , falecida em Ribeirão Preto aos 13/06/1949. Deixaram os filhos seguintes :

   3- Maria Joaquina Conceição Barbosa , n. 13/03/1924
   3- Conceição de Freitas Barbosa , n. 14/04/1925
   3- Celso Barbosa de Freitas , n. 23/07/1926
   3- Mauro Barbosa de Freitas , n. 21/01/1928
   3- Paulo Barbosa , n. 29/07/1929
   3- Durval Barbosa , n. 15/02/1931
   3- Dalva Barbosa , n. 2/04/1933
   3- Orlando Barbosa de Freitas , n. 24/06/1934
   3- Fernando Barbosa de Freitas , n. 22/03/1936
   3- Nair Barbosa , n. 22/06/1937

Edmundo Barbosa de Freitas foi também casado com Cecília Restivo , filha de Jose Restivo e de Adélia Maria Ferreira. Filhos :

   3- Adélia Maria Barbosa de Freitas , n. 20/02/1952
   3- Francisco Conceição Barbosa , n. 17/10/1955

Capítulo VIII - Anna de Freitas Barbosa

Natural de Ituverava , SP , n. aos 4/09/1894 , falecida em Uberlândia , MG , aos 24/11/1974. Foi casada aos 20/02/1909 na Igeja Matriz de Ituverava com Sérgio Martins Franco , filho de Firmino Franco da Rocha e de Maria do Carmo de Jesus , natural de Franca , n. em 1885. Deixaram os filhos :

   3- Esmeralda Martins Franco , n. 9/06/1910
   3- Antonio Barbosa Franco , n. 23/08/1911
   3- Firmino Barbosa Franco , n. 23/10/ ? , cc Ana Faleiros Barbosa em 1934. Filhos :
         4- Zilda Barbosa Franco
         4- Hilza Barbosa Franco
         4- Gilberto Barbosa Franco 
         4- Nilva Barbosa Franco      
   3- Conceição Martins Franco , n. 8/05/1917
   3- Maria Helena Barbosa Franco , n. 7/05/1921 , cc Altino R. Junqueira , cc Gani Alexandre
   3- Cecília Barbosa Franco , n. 7/08/1927
   3- João Barbosa Franco , n. 4/02/1930
   3- Wanderley Barbosa Franco , n. 20/06/1936
   3- Ana Maria Barbosa Franco

Capítulo IX - Urbílio de Freitas Barbosa

Natural de Ituverava , SP , n. aos 24/01/1896. Foi cc Izaltina Bernades , natural de Jaboticabal , SP , n. aos 15/05/1925. Filhos :

   3- Elza Bernardes Barbosa
   3- Alcino Bernardes Barbosa , n. 22/08/1934
   3- Luiz Carlos Brernardes Barbosa , n. 18/08/1936

Capítulo X - Anselmo Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 21/04/1897

Capítulo XI - João de Freitas Barbosa

Natural de Ituverava , n. aos 11/10/1898 , falecido aos 11/07/1978. Foi casado aos 14/05/1921 em Guará , SP , com Maria Paula , natural de Igarapava , n. 5/12/1905 e falecida aos 11/06/1978. Deixaram a filha :

   3- Luzia de Paula Barbosa , n. aos 3/06/1923

Capítulo XII - Isabel Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 9/12/1899. Casada aos 9/12/1921 em Ituverava , com Hildebrando de Paula e Silva , filho de Francisco de Paula e Silva e de Inez Barbosa Sandoval , natural da freguesia de S. Silvestre , Viçosa , MG.  Deixaram os seguintes filhos :

   3- Florentino Barbosa Silva , n. 10/09/1922
   3- Francisca Barbosa e Silva , n. 1925
   3- Paulo H. Barbosa e Silva , n. 24/02/1928

Inez Barbosa Sandoval , natural de Sorocaba ,  mulher de Francisco de Paula e Silva , era viúva de Joaquim Garcia de Andrade , com geração , ela era filha de Flauzino (Eufrozino) Barbosa Sandoval e de Maria Cândida de Jesus e neta paterna do capitão Antonio Barbosa Sandoval e de Ignez Maria Michelina da Silva.

Capítulo XIII - Antonio Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 11/11/1901 , foi cc Anália Teodoro Oliveira , filha :

   3- Eny Barbosa de Freitas 

Antonio Barbosa de Freitas foi também casado com Iracy Fernandes Dias , filhos :

   3- Juliana Barbosa
   3- Graciliano Barbosa
   3- Leandro Barbosa
   3- Rogério Barbosa

Capítulo XIV - Jerônima Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. aos 7/02/1903

Capítulo XV - Dolores Barbosa de Freitas 

Natural de Ituverava , n. aos 7/02/1903 , gêmea de Jerônima

Capítulo XVI - Joaquina Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , SP , n. 18/05/1905

Capítulo XVII - Sergina Barbosa de Freitas

Natural de Ituverava , n. 17/05/1907

Capítulo XVIII - Jose de Freitas Barbosa

Natural de Ituverava , SP , n. 28/10/1908 , casado com Waldíria , filhos :

   3- Lincoln de Freitas Barbosa
   3- Jose Guilherme de Freitas Barbosa
   3- Maria Eugênia de Freitas Barbosa

Capítulo XIX - Maria de Freitas Barbosa

Natural de Ituverava , nascida na Fazenda da Matta aos 10/05/1912 , casada com Zenóbio Vilela Martins , natural de Ituiutaba , MG. Filhos :

   3- Ana Maria de Freitas Barbosa
   3- Terezinha de Freitas Barbosa
   3- Lucília de Freitas Barbosa

Colaboradores :

Ademildes Maria Barbosa
   Cassiane Silveira Barbosa Silva
      Isabel Barbosa
         Nair Barbosa Lima





  

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário